VILA FRANCA DE XIRA (PORTUGAL)
CLUB TAURINO HOMENAJEA AL MONUMENTO DEL CAMPINO.
10 de Julio de 1982
Una comisión compuesta por trece Tertúlias Vilafranquenses, constituída por elementos de cada inauguro en Vila Franca de Xira, con la presencia del Ministro de Cultura Dr. Francisco Lucas Pires, el MONUMENTO AL CAMPINO, cuando se celebro los 50º Aniversário de la Fiesta del Colete Encarnado.
Reportaje de Ricardo Relvas en: El Redondel Taurino
10 de Julio de 2012
Pasados Treinta Años el Club Taurino Vilafranquense decidio homenajear a todos aquellos que estubieron desde la primera hora en este proceso y que contribuíeron para edificar la primera obra escultórica en Vila Franca de Xira, de autoria del Maestro Escultor Domingos Soares Branco.
Por las 20H00, junto al Monumento al Campino con la presencia de familiares y amigos de aquellos que nos dejaron, bien como todos aquellos que todavia hoy continuan a ser elementos activos de aquellas Tertúlias, con la presencia de la Señora Presidente de la Camara Municipal, del Señor Vice Presidente de la Junta de Freguesia y otros órganos electos, ha sido depositado una corona de flores en memória de todos aquellos Tertulianos y Campinos, que en 1982 formaron parte desta iniciativa concretizada por este grupo de Hombres y Aficionados.
Ceremónia simple pero con grandeza, donde en breves palabras el Presidente del Club Taurino Vilafranquense Paulo Silva trajo a la memória aquellos actos llevado en la altura por una Comision que entonces se titulaba “Comision Promotora del Monumento al Campino/Tertúlias Vilafranquenses, comision esa que ha sido embrionária del que hoy es el Club Taurino Vilafranquense.
Convidada a interbenir la Señora Presidente de la Camara Municipal, Maria da Luz Rosinha, realzo el acto destacando y agradeciendo la iniciativa del Club Taurino Vilafranquense, no dejando de enaltecer la obra que hoy es un simbolo y un orgullo de Vila Franca de Xira.
Saludo a todos los presentes, realzo la presencia de los familiares de los Tertulianos que infelizmente ya no estan entre nosostros, convidando a esos familiares a depositar una corona de flores junto al Monumento del Campino.
Em nombre de la entonces Comision de las Tertúlias Vilafranquenses, el Tertuliano Armando Jorge de Carvalho agradecio la iniciativa, destacando algunos factores importantes de aquellos procesos, recordando todos aquellos que ayudaron a edificar este sueño en honra de esa Grande Figura del Ribatejo que es el CAMPINO.
VER REPORTAJEN DE: Ricardo Relvas en: El Redondel Taurino
CLUBE TAURINO VILAFRANQUENSE HOMENAGEIA
10 de Julho de 1982
Uma comissão composta por treze Tertúlias Vilafranquenses, constituída por elementos de cada uma delas inaugura em Vila Franca de Xira, com a presença do Ministro da Cultura Dr. Francisco Lucas Pires, o MONUMENTO AO CAMPINO, por altura da celebração do 50º Aniversário da Festa do Colete Encarnado.
10 de Julho de 2012
Passados Trinta Anos o Clube Taurino Vilafranquense decidiu homenagear todos aqueles que estiveram desde a primeira hora neste processo e que contribuíram para edificação da primeira obra escultórica em Vila Franca de Xira, de autoria do Mestre Escultor Domingos Soares Branco.
Pelas 20H00, junto ao Monumento ao Campino com a presença de familiares e amigos dos que já nos deixaram, bem como todos aqueles que ainda hoje continuam a ser elementos activos daquelas Tertúlias, com a presença da Senhora Presidente da Camara Municipal, do Senhor Vice Presidente da Junta de Freguesia e outros órgãos eleitos, foi deposto uma coroa de flores em memória de todos aqueles Tertulianos e Campinos, que em 1982 fizeram parte desta iniciativa concretizada por este grupo de Homens e Aficionados.
Cerimónia simples mas singela, onde em breves palavras o Presidente do Clube Taurino Vilafranquense Paulo Silva trouxe à memória aquele facto levado na altura por uma Comissão que então se intitulava “Comissão Promotora do Monumento ao Campino/Tertúlias Vilafranquenses, comissão essa que foi a embrionária do que é hoje o Clube Taurino Vilafranquense.
Convidada a intervir a Senhora Presidente da Camara Municipal, Maria da Luz Rosinha, realçou o acto destacando e congratulando-se com a iniciativa do Clube Taurino Vilafranquense, não deixando de enaltecer a obra que hoje é um simbolo e um orgulho de Vila Franca de Xira.
Saudando todos os presentes, realçou a presença dos familiares dos Tertulianos que infelizmente já não estão entre nós, convidando esses familiares a deporem uma coroa de flores junto do Monumento ao Campino.
Em nome da então Comissão das Tertúlias Vilafranquenses, o Tertuliano Armando Jorge de Carvalho agradeceu a iniciativa, destacando alguns factos importantes daquele processo, lembrando todos aqueles que ajudaram a edificar este sonho em honra dessa Grande Figura do Ribatejo que é o CAMPINO.
Outro momento alto da noite, já na sede do Clube Taurino Vilafranquense, foi o descerramento de uma “Cabeça de Toiro” oferta da aficionada Clara Maria Fonseca. Esta cabeça, é de um toiro lidado em 1901 aquando da inauguração da Praça de Toiros Palha Blanco.
Seguiu-se um jantar convívio na sede do Clube Taurino Vilafranquense, onde todos contaram “histórias” vividas à época e desconhecidas da maioria dos presentes.
O Clube Taurino Vilafranquense congratula-se por esta iniciativa que dignifica a Festa que tomos amamos e que nos obriga à sua defesa.
Olé!
Na Catalunha a festa brava já está proibida. Ecuador sigura? E Portugal? Esse pais teria a oportunidade modernizar esta tradiçao atrasada, toureando tanto como os portugueses nos Estados Unidos e no Canada. Assim poderia continuar uma tradiçao portuguesa sem fazer sofrer ao toiro. Alias, o toureiro português é muito mais bonito do que a merda na Espanha. Depois da sorte da vara o toiro já nao tem força nenhuma e assim aparece o aborrecimento. O único que presta na Espanha é o rejoneio. Entao Portugal melhora o teu toureio par que sobreviva no futuro.
ResponderEliminar